Automatizar processos dentro da indústria virou rotina e é fundamental para empresas que querem produzir de forma eficiente e continuar competitivas no mercado.

Porém, investir em automação é muito mais do que fazer com que sistemas e softwares realizem o processo de forma automática e independente de grandes intervenções humana.
Alguns equipamentos são necessários para que exista um diálogo ativo entre os instrumentos físicos e os softwares de produção.

Dispositivos de montagem

Como o próprio nome diz, são equipamentos para dar inicio à montagem da automação e são responsáveis pelo esqueleto do projeto.

Esteiras transportadoras

Uma das principais referências ilustrativas da automação industrial, as esteiras possuem papel principal dentro da produção. Responsável pelo transporte dentro do ambiente fabril, as esteiras devem ser inteligentes para que movimente produtos e peças para seu destino de maneira correta e rápida, otimizando o tempo de produção. Os sistemas mais complexos de transportes podem dispor de uma diversidade de modelos e aplicações para as esteiras, desde transportadores simples com acionamentos pré-definidos ou sistemas complexos com desvios / segregação acionados por informações coletadas e “linkadas” diretamente ao produto interno à embalagem.

Sensores e leitores

Fundamentais, principalmente, para coleta de dados, os sensores garantem muito mais do que a informação. Sua função está atrelada a segurança e eficiência dos processos, informando sobre possíveis desvios ou mal funcionamento dos demais equipamentos.

Além disso, através dos dados coletados por eles, é possível tomar decisões a respeito do ambiente e da produção como um todo, ajudando em decisões estratégicas a curto, médio e longo prazo.

Sistema Supervisório

Principal HUB dentro da automação, os sistemas auxiliam, através de dashboards, a entender os dados gerados pelos sensores e leitores espalhados pela fábrica. É dele a função de informar tudo o que acontece de forma organizada e visual, para que qualquer desordem seja avaliada a tempo de evitar prejuízos produtivos e acidentes acarretados pelo mal funcionamento dos equipamentos ou sistema elétrico.

Conclusão

Como vimos, investir em equipamentos de qualidade é garantia de que os processos funcionem de maneira continua e segura, sendo vital para lucratividade a longo prazo. Sabendo disso, a Install Equipamentos oferece de forma personalizada equipamentos de alta qualidade, aprovados nos testes mais rigorosos de segurança e eficiência, tornando-nos referência no mercado de equipamentos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *