A palavra eficiência tornou-se chave quando o assunto é economia e rentabilidade. Mas o que é eficiência e onde ela se aplica no ambiente industrial.

O que é eficiência?

De forma resumida, é conseguir produzir o suficiente de maneira eficiente, ou em outras palavras, utilizar os recursos mínimos necessários para produzir dentro de uma demanda realista.

Dentro de um ambiente de produção, muitas vezes, isso se torna difícil de controlar e mensurar, principalmente com modelos de produção mais defasados.

Onde posso melhorar a eficiência?

Melhorar a eficiência é apenas a consequência de um conjunto de ações específicas que melhoram os processos unitariamente, para por fim, melhorar toda a cadeia produtiva. Alguns insumos possuem processos mais evidentes quando falamos em eficiência. São eles:

Energia: Eficiência energética é, talvez, o primeiro insumo que nos vem à mente quando falamos em eficiência.

Muitos pontos devem ser destacados aqui, mas de forma resumida, uma boa instalação elétrica, desenvolvida por engenheiros de maneira personalizada, visando a harmonia entre economia e performance, é o primeiro passo para a eficiência energética na produção.

Outro ponto que vale destaque é a qualidade dos painéis elétricos utilizados na produção. Normas internacionais, baseadas na eficiência e segurança devem ser rigidamente seguidas para que o objetivo da performance seja alcançado.

Equipamentos: A qualidade dos equipamentos não deve ser negligenciada, nesses momentos, a economia de hoje pode ser o prejuízo de amanhã, saber escolher o equipamento que oferece durabilidade em ambientes estressantes, como o de produção, pode ser o divisor de águas na eficiência de uma indústria, uma vez que tais equipamentos requerem menos tempo de manutenção (parados) e mais tempo em funcionamento.

Projeto: Nesse quesito, dois momentos são importantes, o da construção da planta e do processo produtivo. Planejar os processos de ponta a ponta é a maneira mais simples e eficaz de garantir a eficiência. Porém, isso nem sempre acontece e muitas vezes a necessidade de expansão é feita de maneira apressada, gerando a necessidade de adaptações em diversos insumos e setores. Nesse ponto é importante salientar que a ineficiência passa a atingir toda a cadeia com efeito exponencial.

Prevenções: Como dizem, prevenir é o melhor remédio, e na indústria não é diferente. Conduzir a manutenção dos equipamentos, garante vida longa a produção, além de evitar problemas citados nos tópicos acima. Outro ponto na prevenção é o da segurança no trabalho, garantir que todos que participam da cadeia produtiva estejam seguros e com os equipamentos obrigatórios, evita acidentes, salva vidas e mantém a continuidade da produção.

Conclusão

Ao analisarmos todos esses pontos, percebemos que o planejamento inteligente é ponto inicial para desenvolver um ambiente eficiente. Além disso, saber gerenciar todos esses processos durante a rotina fabril é o que garantirá que essa eficiência se perpetue por um longo prazo.

A Install sabe da importância da eficiência e trabalha, ao longo dos seus mais de 20 anos, para garantir que todas as suas soluções possuam um alto nível de eficiência e performance.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *